quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ser Mãe!


Como de costume, o censa realiza uma homenagem muito bonita para todas as mamães com uma apresentação dos seus proprios filhos, através de musicas, danças e teatros. Nesse ano não foi diferente, as crianças fizeram sua apresentação e também uma coletação de produtos de limpeza para doarem para casa lar. Ser mãe, tarefa dificil que requer sacrifício e dedicação. Nós como estagiarias podemos observar de uma forma cotidiana muito intensa a relação de algumas mães com seus filhos do processo escolar, pois muitas delas estão ali para leva-los e busca-los da escola. É importante que pelo menos os pais, de modo geral, acompanhem seus filhos até a escola, pois é nessa fase que muitas crianças tem um certo medo e anseio em relação as descobertas e vivências que vão surgindo a cada instante. Para que ocorra uma integração entre escola e família é necessario que ocorra essa relação cotidiana de uma forma bastante intensa.

Projeto da Dengue.


Levando-se em consideração que a dengue pode levar até a morte, é importante identificar objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito, limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco, e principalmente é necessário alertar a população em relação a essa epidemia e, na escola infantil da Escola Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora da cidade de Campos dos Goytacazes. Os Discentes juntamente com os seus docentes fizeram um projeto no qual as crianças tiveram atividades que estavam relacionadas a dengue, como medidas de combate ao agente causador(Aedes Aegypti). A turma de Tia Lú do 3º período da escola infantil realizou com seus alunos uma peça teatral com que os discentes, com a ajuda da professora e das estagiárias, e finalizaram essa peça com uma parodia que dizia o seguinte: ‘Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada, mas ali morava um mosquitão..’ e com isso passaram essa paródia para toda a escola infantil, fazendo com que ocorresse um grande coral no final. Já Tia Viviane do 1º ano/9 realizou com a ajuda das estarias um passeio com as crianças por toda a escola, inclusive na clinica escola(do ise censa) fazendo uma campanha entregando panfletos feito pelas próprias crianças. Logo depois Tia Vi levou as crianças para o ginásio junto com outras turmas da escola infantil, para receber os pais dos alunos e apresentando para eles o trabalho que foi realizado no bimestre com os seus filhos, ocorrendo assim o encerramento do projeto e do 1º Semestre.
Link do video sobre Inclusão: http://br.youtube.com/watch?v=X2rXsHXrRFU

Páscoa, tempo de passagem!




Páscoa tempo de passagem e ressurreição do nosso senhor Jesus Cristo. Nesta semana as crianças se envolveram bastante nas atividades em relação a páscoa. A turma de tia Viviane apresentou uma encenação sobre o nascimento do menino Jesus e apresentou para todas as turmas da escola infantil. Isso ocasiona uma interligação entre as crianças e faz com que sem perceberem desenvolvam habilidades que até então estavam sendo equivocadas, como exemplo a timidez.
É necessário despertar nos discentes que a páscoa não é apenas um período de ganhar ovinhos de chocolate, mas também é um tempo de ressurreição de cristo que foi crucificado por amor a humanidade, onde atualmente muitos ainda têm a audácia de não crer neste todo poderoso.

Processo de Adaptação escolar.

O retorno da escola marca um importante momento na caminhada escolar de uma criança, pois é nessa etapa que a criança cria laços de amizade com a professora e com os colegas de classe. Por esse motivo é fundamental o acolhimento.
Também é uma situação que requer paciência dos responsáveis, porque alguns discentes não resistem a sua adaptação do novo ambiente.
Na escola Infantil não foi diferente. A agitação e o choro foram uma das características que predominaram nas turmas. Como esse ano iniciamos o estágio com crianças do 1º Ano o número de alunos chorando foi bem menor em relação aos alunos das turmas de maternal.
As crianças nos receberam muito bem, dando o carinho e o acolhimento necessário para uma boa adaptação. É nesse período que nós estagiarias criamos laços de amizade com as crianças, pois logo neste inicio eles necessitam de alguma pessoa para acompanhar, para que possam sentir seguros e confiantes num novo ambiente que abrange em sua frente.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Didática da Apredizagem

Este blog pertence a duas alunas do curso do Normal Médio, do 3º Ano do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, Campos dos Goytacazes- Rj.
Através desse blog mostraremos as nossas experiências e aprendizagens vividas neste curso realizado em três anos.
Nesta reta final para a nossa formação como educadoras será finalizada com apresentação da nossa monografia que tem como tema ‘Consciência Fonológica em ação’.
Este blog não tem apenas a função de fazer postagens sobre o nosso conhecimento, mas também criando um canal de comunicação de uma forma educativa, fazendo com que cada vez mais se expanda o ensino da didática e sua importância social e cultural.

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes" Autor: Paulo Freire.
" A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado" Autor: Carlos Drummond.


Através desses pensamentos desses dois grandes autores, podemos chegar a uma conclusão que a educação não parte apenas do docente mas também da vontade do discente em aprender e aprimorar cada vez mais seus conhecimentos.