terça-feira, 26 de agosto de 2008

Política e Educação


A educação política do professor e a formação para a cidadania.

O presente trabalho pretende pesquisar como se dá, efetivamente, a educação política dos professores e a influência dessa educação na vida do educando. O docente tem um papel fundamental na vida do discente, pois é ele que faz despertar no aluno um pensamento crítico e decisivo em relação ao meio em que vive.
Ser um cidadão crítico e questionador, é fundamental nos dias atuais, pois s não questionarmos as medidas e decisões que são “impostar” pelo governo nos tornamos um cidadão fantoches.
Podemos dizer que a nossa sociedade é um palco teatral, na qual existem vários autores e personagens, onde envolve mascaras a faces de varias pessoas, e se o professor não alertar aos seus alunos sobre as tais “mascaras”, nossos alunos acabam sendo personagens insignificantes nessa grande peça teatral.
Questionar é PRECISO, pensar é FUNDAMENTAL e ser um cidadão crítico e autentico é NECESSÁRIO nos dia atuais.

Um comentário:

Rhayanne Rangel & Thamyris Francys disse...

A educação, apesar da perda de espaços preciosos na sociedade, tem logrado manter alguma respeitabilidade em meio ao conjunto de transformações típicas do atual quadro que, por falta de um termo mais preciso, chamamos de pós modernidade. Nesse jogo de marchas e contramarchas muito se tem dito sobre os caminhos que devem ser determinados para o pleno exercício do magistério. Mas, além das grandes mudanças da história, devemos atentar para as permanências mentais que assaltam não apenas os professores mas um conjunto significativo de profissionais de diversas áreas. Permanências que, definidas por expectativas de condição social, passam a conduzir os princípios e as categorias de enquadramento da "essência filosófica" de cada profissão.