sábado, 20 de setembro de 2008


A avaliação se desenvolve, nos diferentes momentos do processo ensino/aprendizagem, com objetivos distintos.


Avaliação diagnóstica


Usada no início do processo, para verificar:


- conhecimentos que os alunos têm;
- pré-requisitos que os alunos apresentam;
- particularidades dos alunos.


Aplica-se este tipo de avaliação no início de uma unidade, semestre ou ano letivo.
Avaliação formativa
É aplicada ao longo do processo de ensino/aprendizagem. São os seguintes os propósitos da avaliação formativa:


- informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem, e - localizar as deficiências na organização de ensino.


Avaliação somativa


É o tipo de avaliação feita ao final de um processo, um módulo, uma unidade, um curso. Assim como a avaliação diagnóstica se presta a levantar as condições prévias em cima das quais planejar e trabalhar o processo educacional, a avaliação somativa faz o equivalente ao final do processo. É nela que serão tomados os dados que farão parte do panorama final da situação de aprendizagem alcançada pelos alunos. Com isso, serve como informação para se reavaliar o que foi planejado, por exemplo.

"A avaliação se desenvolve, nos diferentes momentos do processo ensino aprendizagem, com objetivos distintos. "

Um comentário:

Didática e inclusão disse...

A avaliação deve ser refletida pelo professor como um ponto positivo para a educação e não como punição de algum ato do aluno.
Parabéns pelo blog!
Avante!
Bjos
Larissa Azevedo e Livia Andretti