terça-feira, 30 de setembro de 2008

Vote consciente para um Brasil eficaz ;)


Atualmente em nossa sociedade o voto está sendo cada vez mais ignorado e, perdendo a sua importância diante do povo. Esse fato acontece devido a corrupções estampadas de políticos e administradores presentes no poder, sendo assim, a tão sonhada democracia acaba sendo esquecida e desvalorizada.
Ser um cidadão consciente é obrigação do povo, mas ser um político eficiente é dever do mesmo, que só assim a população saberá votar com consciência.

“Certa vez um político faleceu e, ao chegar ao céu olhou ao seu redor e viu vários de seus empregados e pessoas humildes então pediu para São Pedro para que conhecesse o inferno e, ao chegar lá viu um lugar exuberante com campo de golfe, piscinas e vários de seus amigos.Então ao retornar ao céu falou com São Pedro que preferia ficar no inferno com isso este fez o que o político lhe pediu e , ao retornar percebeu que o lugar era outro. No lugar de um lindo campo havia um lixão, pessoas com fome, doentes, desabrigadas e sofrendo, sendo assim, este pergunto para o “chefe” do inferno:
- Cadê os campos? As flores? As pessoas felizes?
E o “chefe” respondeu:
- “É que quando você veio nos visitar, estávamos em campanha eleitoral e agora que está aqui, não precisamos mais disfarçar.”

Através dessa mensagem de um autor desconhecido podemos fazer uma reflexão sobre a importância do voto e da escolha do candidato, pois em época de eleição várias mudanças começam a ser desenvolvida no município com o objetivo de mostrar para a população as propostas do político. Ocorrendo assim “máscaras”.

sábado, 20 de setembro de 2008


A avaliação se desenvolve, nos diferentes momentos do processo ensino/aprendizagem, com objetivos distintos.


Avaliação diagnóstica


Usada no início do processo, para verificar:


- conhecimentos que os alunos têm;
- pré-requisitos que os alunos apresentam;
- particularidades dos alunos.


Aplica-se este tipo de avaliação no início de uma unidade, semestre ou ano letivo.
Avaliação formativa
É aplicada ao longo do processo de ensino/aprendizagem. São os seguintes os propósitos da avaliação formativa:


- informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem, e - localizar as deficiências na organização de ensino.


Avaliação somativa


É o tipo de avaliação feita ao final de um processo, um módulo, uma unidade, um curso. Assim como a avaliação diagnóstica se presta a levantar as condições prévias em cima das quais planejar e trabalhar o processo educacional, a avaliação somativa faz o equivalente ao final do processo. É nela que serão tomados os dados que farão parte do panorama final da situação de aprendizagem alcançada pelos alunos. Com isso, serve como informação para se reavaliar o que foi planejado, por exemplo.

"A avaliação se desenvolve, nos diferentes momentos do processo ensino aprendizagem, com objetivos distintos. "

Uma Educação Inclusiva


Fundamentos para uma educação inclusiva.

Os fundamentos para uma Educação Inclusiva é a forma como cuidar, integrar, reconhecer, relacionar-se com crianças e pessoas de modo em geral com uma certa necessidade especial. Por esse motivo se diferenciam das outras pessoas, devido as necessidades, destas, que para muitos parecem insiguinificantes.
Porém atualmente, essa situação está sendo invertida proveniente de varias escolas já estarem tomando medidas para que essas crianças estejam incluídas ativamente no campo escolar e social.
A lógica da conclusão esta relacionada a lógica da classe, que é uma forma de conhecimento que nos possibilita definir a extensão dos termos que, por possuírem um critério comum, são equivalentes entre si quanto a esse critério. Classificar, portanto, é afirmar algo negando o que esse algo não possui.
Por esse motivo ocorre um grande problema em relação ao classificar, pois reuni os que têm um critério comum e exclui aqueles que estão fora do critério, seja no ponto de vista cognitivo, teórico, social, político e educacional.
As crianças em geral que não se encaixam neste padrão imposto pela sociedade acabam sendo excluídas e, portanto entregues a própria sorte, podemos dizer. A exclusão é o destino dos que não pertencem por não satisfazerem os critérios de uma certa classe.
A lógica da inclusão se baseia na inclusão lógica das relações, por intermédio da qual um termo é definido em função de outro. Esta também pode ser definida pela compreensão, ou seja, por algo interno a um conjunto e que lhe dará um sentido.
A inclusão devera esta extremamente relacionada com a relação. Pois a relação é uma forma de interagir, de organizar o conhecimento ou de pensar o que quer que seja na perspectiva de outro. Do ponto de vista de uma classe, por exemplo.
A análise do tema inclusão e exclusão causam um certo embaraço, pois em certos conteúdos a exclusão é ruim, mas em outros proporcionam a exclusão de uma certa liberdade. Ou seja, não é possível alguém ser contra a exclusão em certos domínios e em outros ser a favor, pó se sentir menos mal, menos afetado.
Uma estrutura de propriedade de interdependência, cujas características são: indissociabilidade, complementaridade e irredutibilidade. Indissociabilidade significa que na relação, não existe a não dualidade, o superado ou superável.
A proposta da inclusão, é que apesar de todos os desafios que nos coloca, é considerar a relação entre as pessoas de forma interdependente, ou seja, indissociável, irredutível e complementar.